top of page
  • Writer's pictureTerapeuta Carol

Essências Florais para a Menopausa

Quais Essências Florais de Bach podem auxiliar as mulheres a passarem melhor pela menopausa?


Se você chegou aqui pelo tema da Menopausa, eu recomendo fortemente que, antes de prosseguir, você leia o post "Menopausa e Florais de Bach" pra entender as indicações que farei a seguir.


Os Florais não curam o físico, mas ajudam a lidarmos com os sintomas e entender o que eles estão querendo nos comunicar pra que saibamos manejar QUEM SOMOS.

O Dr Bach percebeu que, independente da doença, do sintoma ou do problema, cada um de nós REAGE ao mesmo estímulo de formas diferentes. Isso significa que, além de podermos trabalhar as emoções através dos Florais, podemos (principalmente) trabalhar o nosso TIPO de personalidade através do uso das essências.


Florais de Tipo e Florais de Situação


Os Florais de TIPO vão ajudar a mulher a se aprofundar na natureza da sua personalidade. Por exemplo, uma mulher que tenha sido condicionada a ser "alegre" independente da situação, vai estar sempre rindo ou fazendo piadas como uma forma de escapar do sofrimento. Nesse movimento de negação, ela veste a máscara do palhaço e não se conecta às emoções que poderiam ajudá-la a evoluir ao integrar, em sua experiência, sentimentos que, por crença, considera serem negativos - como a raiva, o medo, a frustração, a insegurança... Neste caso específico, estamos falando de uma mulher "Tipo Agrimony", que usa de muita energia (qi) pra negligenciar suas reais emoções, e isso lhe custará um preço na fase de transição chamada menopausa - lembrando que esta fase é uma oportunidade de ascensão espiritual, um direcionamento rumo ao nosso ser real, à nossa Alma. Ao se tratar de TIPO, precisamos conhecer a pessoa ao invés de focar apenas nos sintomas. Isso pode ser feito através de uma Consulta Floral ou a própria mulher, buscando positivar os aspectos negativos da personalidade (pra se aproximar da sua Alma), poderá também buscar as melhores essências para ir trabalhando ao longo desta fase.


Já a SITUAÇÃO pode ser semelhante a muitas mulheres, e são alguns Florais de SITUAÇÃO que abordarei aqui.


Assim como todos nós temos energia yin e yang (como você deve ter lido no post anterior), também todos nós temos as características das flores divididas didaticamente em 7 grupos de comportamento, uma vez que todos nós, humanos, apresentamos os mesmos comportamentos (de forma mais ou menos intensa). Cada flor tem, em sua essência vibracional (atuando no corpo emocional), aspectos positivos de comportamentos que se apresentam como negativos em nossas vidas. Resumindo: ao tomarmos as gotinhas dos Florais, estamos ativando o POSITIVO daquilo que se apresenta como NEGATIVO.


Quais Essências podem ajudar?


Vou usar as principais queixas de mulheres em climatério / menopausa pra sugerir o uso de algumas essências. Os Florais de Bach não possuem contra-indicação nem efeitos colaterais, e no Brasil é fácil obter um frasquinho de tratamento em farmácias de manipulação. Assim, se você quiser começar a sua jornada neste tipo de medicina natural, não há nenhum risco! O que de pior pode acontecer é não fazer efeito, porque você não selecionou a essência correta para a situação ou para o seu tipo.


Então vou abordar, de forma rápida, 5 essências pra você começar a experimentar, se assim o desejar.

Essência Floral

Estado Negativo

Estado Positivo

WALNUT

Sofre muito com as influências hormonais e com a transição do corpo físico; tem dificuldade de se adaptar à nova fase e tudo o que vem como ela (incluindo a saída dos filhos de casa).

Ajuda a ADAPTAR à nova fase (e ao novo ambiente), colaborando na proteção das influências tanto internas quanto externas (também protegendo o campo pessoal e a individualidade).

CRAB APPLE

Critica o que vê no espelho: as rugas, os cabelos brancos, a pele, o aumento de peso. Não consegue aceitar o novo corpo. Pode vir a sentir nojo do corpo.

Ajuda a ACEITAR o corpo do jeito que é, sem criticá-lo, podendo melhorá-lo a partir do amor e não da crítica negativa. Consegue ver a beleza para além dos detalhes daquilo que não gosta e critica.

OLIVE

Sente muito cansaço físico, sem energia ou fôlego para levar o dia.

Ajuda a DESCANSAR, dar ao corpo o que ele está pedindo: descanso e relaxamento (especialmente às mulheres de energia muito Yang, que sempre associaram o "fazer" ao "ser").

CHICORY

Sente a "síndrome do ninho vazio", dos filhos que se foram e agora ela não tem pra quem dar amor. Geralmente, afeta as mães super protetoras, que esperam o amor de volta depois de anos de doação aos filhos.

Ajuda a DESAPEGAR dos filhos (que agora seguem vida de adulto) e do papel da "mamãe-galinha" (que coloca os pintinhos embaixo das asas). Conecta ao amor incondicional, que nasce exclusivamente dentro da própria mulher.

RESCUE NIGHT

Agitação mental, insônia (dificuldade pra dormir, tanto pra pegar no sono como para mantê-lo).

Ajuda a ABAIXAR OS PENSAMENTOS e traz BEM ESTAR na hora de dormir, facilitando o sono.

Lembrando que os Florais trazem o "positivo" sobre o "negativo" e cada essência é muito mais ampla do que as simples descrições que eu trouxe aqui acima. Minha intenção é começar a te educar não apenas sobre os Florais, mas também sobre como podemos positivar os estados emocionais negativos SEM NEGÁ-LOS ou REJEITÁ-LOS (pois eles nos indicam que algo está fora da ordem, e são importantes pra nos dar direção, ou nos redirecionar para a nossa Alma, a nossa Essência, a nossa Verdade).


Espero que este post tenha lhe beneficiado de alguma forma. Seguimos <3

bottom of page