top of page
  • Writer's pictureTerapeuta Carol

Gestação Equilibrada

Como os Florais de Bach podem ajudar as gestantes nesta fase tão importante da vida?

A gestação é um dos eventos mais importantes na vida de uma mulher, seja ela a primeira, a segunda, a terceira ou, como com a minha avó, a décima segunda gestação... Segundo as gestantes, cada gravidez é única e tem suas características individuais, suas peculiaridades, assim como cada filho. Não apenas a idade, a experiência ou os hormônios interferem neste evento tão importante para a mulher, mas também o ambiente e as emoções presentes em cada fase da grávida.

Um mix de sentimentos, emoções, pensamentos e sensações físicas envolvem a gestante/puérpera, podendo também oscilar bruscamente entre os extremos: do amor ao medo, da alegria à tristeza, da força à exaustão.

Independente da semana em que a mulher se encontra grávida, e mesmo no pós-parto, os Florais de Bach podem ser de grande ajuda, já que eles atuam no campo das EMOÇÕES. Isto é, não existe um Floral para um sintoma físico, mas para o estado emocional em que a pessoa que passa pela experiência a sente.


As Essências Florais não servem para "aliviar sintomas" ou "anestesiar emoções", mas sim para darem SUPORTE para que passemos, da melhor forma possível, da maneira mais íntegra possível, por uma situação desafiadora ou que demande um nível maior de consciência.


Não existem efeitos colaterais nestes remédios naturais, nem sequer contra-indicações. No entanto, em caso de dúvidas, converse com seu terapeuta floral para maiores esclarecimentos. Cada frasco é feito à base de diluição e, tomando diretamente do stock, as gotinhas também são absolutamente diluídas em água, não trazendo nenhum tipo de risco à saúde da mamãe ou do bebê.


Quais Essências Florais são recomendadas para as gestantes?

Obviamente, ao sabermos o "tipo de personalidade" da mulher ou os traços de seu caráter, teremos acesso a uma maior variedade de essências que podem ser utilizadas durante este período. Mas aqui, tratarei apenas das essências mais comuns a esta fase, sem considerar as características pessoais - apesar de este ser o foco de todo o trabalho do Dr Bach.


Em se tratando de mudanças físicas, hormonais, de papel e até emocionais, o WALNUT é uma essência extremamente recomendada para esta fase. Ela vai ajudar na adaptação da gestante ao novo corpo, às adaptações naturais desta fase, às influências hormonais e até mesmo ajustando às influências externas (protegendo o campo pessoal da futura mamãe em relação às expectativas socias, familiares, profissionais, etc).


Toda gestante passa por dias melhores e outros nem tanto assim. Para estes casos, o RESCUE REMEDY, que é uma combinação de 5 essências que o Dr Bach usava para situações de crise, pode ser de grande valia. Também conhecido como remédio do "resgate da alma", o Rescue vai ajudar a trazer equilíbrio e bem estar, tão importante às gestantes.


Para aqueles dias em que a gestante se sentir muito cansada, seja pelo peso da barriga, pelas pernas inchadas, pelo calor, ou por dificuldade em dormir à noite, a essência OLIVE pode ser utilizada. Olive restaura a força perdida pela exaustão, oferecendo à grávida aquilo de que ela precisa para se restaurar: descanso. O corpo é muito sábio e, às vezes, pra descansar, ele fica doente. Mas não precisamos chegar a este ponto para obter aquilo de que necessitamos: com esta essência, podemos permitir que um estado de relaxamento maior tome conta do corpo, restaurando assim suas funções básicas e completas.


Como utilizar as Essências?

Do frasquinho de tratamento, feito na maioria das farmácias de manipulação do Brasil, a futura mamãe vai pingar 4 gotinhas na boca, 4x/dia, pelo período em que sentir que precisa desse suporte emocional.


Para quem mora fora do Brasil, os frascos originais (stock) podem ser obtidos em mercados e lojas de produtos naturais. Neste caso, adiciona-se 2 gotas de cada essência a uma garrafa de água que deve ser consumida ao longo do dia.


É sempre importante colocar a INTENÇÃO ao se utilizar das essências, pois o ganho de consciência é a base deste processo de cura.

 

Espero que este post tenha contribuído com você. Em caso de dúvidas, não hesite em me contatar através do IG (@eussesnciall) ou do e-mail: contato@eussenciall.com

bottom of page