top of page
  • Writer's pictureTerapeuta Carol

Menopausa e Florais de Bach

Como os Florais de Bach podem ajudar as mulheres durante a menopausa?


Chega a hora em que os hormônios começam a baixar. Geralmente a leitura da menopausa se foca muito no aspecto físico, mas esse artigo abordará esta fase de vida a partir dos 4 pilares trabalhados através de uma abordagem holística - os 4 principais corpos, sendo eles: o corpo físico, o corpo emocional, o corpo mental e o corpo espiritual.


A menopausa é uma fase de transição. Aquilo que não "encaramos" ao longo da vida agora pede para ser olhado. Sintomas e desconfortos apontam a direção pra onde podemos caminhar.

A partir dos 40 anos, temos muito mais autonomia sobre nosso ser. É quando nossa percepção aumenta, assim como nossa segurança. Geralmente, nos sabemos ser quem somos. Não precisamos mais de tantas máscaras para nos relacionarmos com os outros e essa possibilidade de autenticidade pode auxiliar ainda mais nosso processo de individuação.


Oportunidade de desenvolvimento


A vida é um processo de cura em si. Passamos a maior parte dela recebendo condicionamentos, especialmente na infância, quando nossos pais, a escola, a família e o ambiente em si nos condicionam a responder ou reagir de determinada forma aos estímulos que recebemos. Segundo o biólogo Bruce Lipton (especialista em epigenética e autor do livro Biologia da Crença), até os 8 anos de idade ainda estamos sob estado de "hipnose". Nos "des-hipnotizar" é mandatório para realizarmos o nosso Ser em vida.


A menopausa, enquanto uma fase de transição, ao trazer os sintomas, pode estar nos "cobrando" um direcionamento rumo a uma vida autêntica. Autêntica para o seu SER, que é espiritual por natureza.


O corpo físico pode sentir os calores, a fadiga, a insônia, o aumento de peso... e os médicos tradicionais vão trabalhar com a reposição hormonal na maioria das vezes. O corpo emocional manifesta-se através de ansiedade, melancolia, dias escuros, depressão, preocupações e inseguranças, além de sentir a mudança de humor de um jeito nunca antes experimentado, trazendo muito desconforto a ponto de a mulher nem mais se reconhecer. O corpo mental fica agitado, questionando o futuro e comparando o presente com o passado, tendendo mais aos pensamentos negativos, mesmo que esse não seja o padrão da mulher. Mas é no espiritual em que mora a OPORTUNIDADE.


Nós não temos uma alma, nós somos uma alma em um corpo físico. Focar e tratar apenas o físico é ignorar as possibilidades de integração da personalidade à alma nesta fase de vida. Geralmente, os médicos tradicionais focam na reposição dos hormônios sexuais. No entanto, antes de estes se desregularem, outros hormônios se desequilibram, como o cortisol e a insulina. E é aqui que os Florais de Bach podem ajudar!


Como atuam os Florais?


Como um sistema natural de tratamento, os Florais atuam no corpo emocional, trazendo suporte para se passar pelas adversidades da vida, naturais para o nosso processo de crescimento. Isso significa que eles não irão eliminar os sintomas, mas ajudar a mulher passar pelas dificuldades da melhor forma possível, conseguindo olhar pra aquilo que os sintomas pedem para que ela olhe.


Portanto, os Florais não atuam no corpo físico, mas no emocional. Mesmo que a queda de energia seja física, o manejo dela mostra a forma como se viveu até agora. Até agora, onde a sua energia foi gasta? Qual foi o foco dado a si mesma? Como você tem agido ou reagido em relação ao que a vida lhe oferece?


Yin-Yang by https://www.freepik.com/free-vector/yin-yang-symbol-sticker_14925813.htm

Todos nós temos um quanto de 'qi' ou 'chi', isto é, energia vital. Homens e mulheres temos energia Yin (feminina) e Yang (masculina). De forma natural, nós, mulheres, temos uma conexão maior com a energia yin (da sustentação, do silêncio, do profundo, do escuro, da não-ação), enquanto os homens, por natureza, têm uma maior conexão com a energia yang (da ação, do ir pra fora, do buscar e realizar). Como mulheres modernas, hoje tendemos mais à energia yang. Deixamos de lado nossa conexão com o profundo, com a nossa feminilidade, com a natureza e... uma hora essa conta chega. A energia feminina pede PAUSA. E, pra conectar, é preciso pausar.


Com a queda dos hormônios, desde o cortisol até os hormônios sexuais, é natural que também caia o 'qi'. E o desequilíbrio que isso gera pode impactar no humor, na falta de energia (que pode se parecer com uma depressão) e até mesmo na ansiedade em função dos pensamentos que se aceleram em um corpo que tem menos energia (ou energia bloqueada) para atuar no mundo.


Existem formas de reequilibrar essa energia. O uso dos Florais é apenas UMA delas. Usando ou não as gotinhas do Dr Bach, também podemos reestabelecer nossa energia através de:

  • meditação ou trabalho com respiração;

  • fazer um diário anotando sempre pela manhã ou antes de dormir;

  • contato com a natureza;

  • pisar com os pés descalços na grama, na areia, na terra;

  • fazer escalda-pés quando a mente estiver muito agitada;

  • praticar qualquer exercício físico: de yoga à musculação;

  • ouvir músicas de boa qualidade, de preferência as clássicas ou apenas instrumentais nas frequências de 432Hz ou 528Hz;

  • fazer acupuntura, reiki, massagem;

  • uma alimentação mais viva e de acordo com o ciclo circadiano;

  • sono adequado;

  • redução de estímulos negativos como notícias da mídia comum;

  • buscar relacionamentos em que nos sentimos BEM ao encontrar a(s) pessoa(s);

  • cantar, mesmo que seja no chuveiro;

  • usar óleos essenciais no corpo ou na casa;

  • atentar à qualidade dos pensamentos e buscar melhorar a qualidade dos pensamentos;

  • pausar para fazer uma leitura do seu interesse;

  • realizar práticas de Qigong (ou Chi Gong) - há vários vídeos no YouTube, eu particularmente recomendo a prática dos "8 brocades";

  • e.... claaaaaaro: as essências Florais de Bach.


Agora que você já entendeu que "não existe floral pra menopausa, pra depressão, pra ansiedade" ou pra qualquer que seja o problema/sintoma nesta fase de vida (que é uma OPORTUNIDADE de ascensão espiritual), no próximo post, te apresentarei algumas opções de essências Florais que podem te ajudar a harmonizar o seu emocional nesta fase de vida.


Até breve e obrigada pela leitura!

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page